terça-feira, 26 de outubro de 2010

video-dança PENELOPÉIA em Florianópolis, Curitiba e em Cochabamba, na Bolívia

O projeto de vídeo-dança-teatro Penelopéia, uma parceria entre o Coletivo Génos Teatro Dança e o Teatro (em Movimento Vermelho-vermelho, será exibido no Festival Internacional de Videodanza Cuerpo Digital, que acontece de 25 a 30 de outubro na Bolívia. O vídeo também participa do 12º Catavídeo – Mostra de Vídeos Catarinenses, no dia 3 de novembro, em Florianópolis, e da II Mostra Sesc de Artes Universitárias, com exibição no dia 13 de novembro, em Curitiba.

Através de pesquisas em vídeo, com o objetivo de atravessar diferentes linguagens poéticas e corporais, os grupos tomaram como argumento central um dos poemas da série Penélopéia, de Frederico Teixeira Gorski. Construída em torno da figura de Penélope, do poema épico Odisséia, de Homero, a série reafirma o texto poético como palavra-imagem. Ao idealizar o projeto do vídeo, os grupos procuraram abordar esse contexto literário corporal e visualmente, evitando a hierarquia entre palavra, imagem e audiovisual.

A espera, o encontro e o desencontro, a solidão e o devaneio, que permeiam o universo de Penélope, percorrem as imagens poéticas e corporais na linguagem do vídeo, propondo uma personagem ao mesmo tempo narradora e objeto da narrativa. Abordagem essa que difere, em parte, da tradição ocidental – que a coloca ora como retrato da passividade, ora como duplo feminino de seu marido, Ulisses- e possibilita, ao mesmo tempo, um diálogo com o mundo contemporâneo. No vídeo, vemos uma Penélope capaz de se proteger e dialogar, através da dança, e viajar, através do olhar, sem ter de compactuar com a condição que lhe é imposta; pelo contrário, é ela quem impõe sua vontade feminina e constrói sua imagem de mulher. “Assim, Penélope não está a sua espera/ faz sua própria viagem”, diz Penélopéia, a poesia.

Em outubro, o vídeo Penelopéia foi exibido durante a 3ª Semana Ousada de Artes UFSC e UDESC. Mais informações sobre a exibição no Catavídeo em http://www.catavideo.org/, sobre a II Mostra SESC Artes Universitárias em http://www.sescpr.com.br/ e sobre o Festival internacional de videodança Cuerpo Digital em http://www.videodanzabolivia.blogspot.com/



Ficha Técnica:
Direção: Sarah Pusch
Atores-dançarinos: Diogo Vaz Franco, Thaís Carli
Poema-argumento: Frederico T. Gorski
Direção de Arte: Frederico T. Gorski, Sarah Pusch
Imagens: Eduardo Gonçalves Dias, Frederico T. Gorski, Sarah Pusch
Trilha e Edição: Diogo Vaz Franco
Realização: Coletivo Génos Teatro Dança & Teatro (em) Movimento Vermelho-vermelho


SERVIÇO
O que: Exibições do vídeo Penelopéia

Festival Internacional de Videodanza Cuerpo Digital
Realizado de 25 a 30 de outubro, na cidade de Cochabamba, naBolívia.

3º Catavídeo - Mostra de Vídeos Catarinenses
Exibição: 3 de novembro, às 19h.
Onde: Fundação Cultural Badesc / Rua Visconde de Ouro Preto, 216. Centro - Florianópolis/SC

II Mostra SESC de Artes Universitárias
Exibição: 12 de novembro
Onde: SESC da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969. Centro – Curitiba/PR)
Após a exibição, haverá um bate-papo

Eventos gratuitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário